Introdução à Agricultura Biodinâmica

A Agricultura Biodinâmica é um método de cultivo orgânico, desenvolvido a partir das palestras do cientista e filósofo Rudolf Steiner no início do sec. XX, que utiliza uma compreensão holística das técnicas agrícolas.

Descrição

A agricultura Biodinâmica desenvolveu-se das palestras do curso de agricultura ministradas pelo cientista e filósofo Rudolf Steiner no início do século XX. O seu conteúdo inclui o papel que o solo, plantas, animais, astronomia e seres humanos partilham na criação de um organismo agrícola fértil e equilibrado.

Destacando-se as necessidades, bem como, a produção e aplicação de compostos de ervas biodinâmicas. Os ritmos da Lua, do Sol, dos planetas e das constelações de estrelas também são explorados e relacionados com os processos agrícolas para a produção de alta qualidade e de alimentos nutritivos e cheios de vitalidade.

O seu conteúdo inclui o papel que o solo, plantas, animais, astros e seres humanos partilham na criação de um organismo agrícola fértil e equilibrado com destaque para as necessidades, produção e aplicação de compostos biodinâmicos. Os ritmos da Lua, do Sol, dos planetas e das constelações de estrelas também são explorados e relacionados com os processos agrícolas para uma produção de alta qualidade de alimentos nutritivos e cheios de vitalidade.

  • Duração

    3 semanas

  • Modalidade

    Percurso de Aprendizagem Online com Facilitação e Certificação.

  • Público-alvo

    Todas as pessoas interessadas num mundo mais justo e sustentável.

  • Objetivos

    Está implícito o desenvolvimento da sensibilidade aos ritmos naturais que ocorrem na Terra e no cosmos através de tarefas de observação e utilização dos Calendários de Plantio biodinâmicos.

  • Conhecimento e Compreensão

    Os estudantes irão aprender os princípios básicos da Agricultura Biodinâmica, técnicas agrícolas e de jardinagem sustentável, assim como, as normas de adesão à certificação Deméter.

  • Habilidades

    Está implícito o desenvolvimento de maior consciência dos ritmos naturais que ocorrem na Terra e no cosmos através de tarefas de observação e utilização dos Calendários de Plantio biodinâmicos.


Este percurso de aprendizagem para a sustentabilidade não requer conhecimentos prévios dos temas. Para mais informações sobre a metodologia dos cursos e o funcionamento da plataforma de aprendizagem consulta as Perguntas Frequentes (FAQs)

Módulos de Aprendizagem

  • 3 semanas

O que dizem os nossos estudantes

4.7
5 stars
4 stars
3 stars
2 stars
1 stars

Manuel da Silva, 2017:

Alerta-nos para fatos que são importantíssimos no presente de forma que consigamos contribuir para a sustentabilidade do nosso futuro.Torna-me mais responsável e permite-me encontrar mais facilmente as soluções. Pretendo agradecer a oportunidade desta formação. A nossa sociedade necessita de ações idênticas a esta a fim de facilitarem a Mudança. Temos de ser mais a aceitar a Mudança. Muito obrigado!

Paulo Carvalho 2017:

Recomendaria os módulos de aprendizagem pois são excelentes complementos de formação pessoal para um novo paradigma em agricultura emergente em Portugal – a Biodinâmica- e para quem quer garantir o bem estar das futuras gerações. Senti que me foi útil este complemente de formação pessoal. Como engenheiro agrícola que sou, recomendaria o curso a todos os meus colegas agrónomos

Sofia Torres, 2017:

Recomendo este curso pois estimula-nos, ao promover uma reflexão profunda acerca do que é ser-se SER vivo neste mundo, fazendo parte da sua natureza. Desafia-nos a ir na direcção de mudanças no dia-a-dia que nos permitam sustentar a nossa vida numa filosofia humanista e holística . Gostei muito desta troca de saberes!