/ Permacultura

Cultura Permanente - Permacultura

Permacultura significa ‘cultura permanente’ e trata de planear habitats humanos sustentáveis. É uma filosofia e uma abordagem ao uso do solo que interliga clima, plantas, animais, ciclos de nutrientes, solo, gestão da água e necessidades humanas em comunidades produtivas e eficientes.” Rob Hopkins.

A permacultura é a semente ancestral resistente e sobrevivente, a voz consciente da criança que cresce internamente e se permite realizar os mais utópicos sonhos da infância com a ajuda e cooperação do adulto que a sustenta. E assim vai deixando brilhar a esperança de um mundo melhor, mais justo e verdadeiro.

Permacultura é entrares dentro de ti numa introspecção e reflexão profunda e perceberes que tudo que te mantém e sustenta a vida, todos esses pormenores microscópicos, são transportáveis e repetidos em padrões exteriores, em macro e micro cosmos, da mesma forma, até ao infinito. E o que reservas dentro de ti não é mais nem menos que o processamento de tudo o que está fora de ti. Desta forma, progressivamente a consciência vai-se modificando e percebemos que a terra que pisamos não está mais além, mas estende-se até ao nosso núcleo, dentro de nós através dos mais variados transportes .. e de repente faz todo sentido trata-la não com menos respeito e amor do que tratamos de nós mesmos.

Somos todos globalmente responsáveis pela recuperação e preservação de todo o universo de vida e seus constituintes. Fazemos parte de uma rede dinâmica de trocas e simbioses que alimentam a biosfera e todos os seus sistemas ecológicos naturais, a sua manutenção e reciclagem.

Descobre o nosso percurso de aprendizagem de “Introdução à Permacultura”. Aborda a história, a ética, os princípios e as estratégias da Permacultura.

Este curso ajuda-nos a perceber que se colaboramos com a natureza e os seus processos envolvidos, conseguimos não só defender o futuro e diversidade do planeta como preservarmo-nos a nós mesmos, trabalhando cooperativamente com ela e não “contra”. Desta forma aprendemos a integrar todos os elementos e a perceber as suas conexões e ligações mais ínfimas.

Texto: Maria Martins

Cultura Permanente - Permacultura
Partilha