O desafio do século XXI: a aprendizagem ao longo da vida

 In Educação

A Internet e as tecnologias digitais fizeram emergir um mundo onde o fluxo de informações é intenso, em permanente mudança, e onde o conhecimento é um recurso flexível, fluido, sempre em expansão. Um mundo onde não existem barreiras de tempo e de espaço que impedem as pessoas de comunicarem. Uma nova era que oferece múltiplas possibilidades para o desenvolvimento contínuo da pessoa e da sociedade para ideais de paz, liberdade e justiça social. Um novo paradigma de aprendizagem – a aprendizagem ao longo de toda a vida – porque já não basta acumular no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possamos abastecer-nos indefinidamente. É, antes, necessário estar à altura de aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de aprender ou aprofundar conhecimentos, e de se adaptar a um mundo em mudança.

Segundo O relatório da UNESCO, “Educação, um tesouro a descobrir” a aprendizagem deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento:

  • Aprender a Conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão. Atualmente, o mais importante é aprender a aprender, e não tanto a quantidade de saberes. São valorizadas características como compreender o mundo, a capacidade de trabalhar em profundidade alguns assuntos, exercitar a atenção, a memória e o pensamento;
  • Aprender a Fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Conhecer e fazer são indissociáveis. A noção de competências, capaz de tornar as pessoas aptas a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe, é fundamental;
  • Aprender a Viver Juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas. Devemos desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências, no sentido de realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos;
  • Aprender a Ser, via essencial que integra as três precedentes. É o desenvolvimento total da pessoa, isto é, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade.

A nossa proposta para a aprendizagem ao longo da vida tem como foco a sustentabilidade, através dos percursos de Permacultura, Agricultura Biodinâmica e Introdução à Sustentabilidade Integral.

Comments

comments

Recent Posts
0

Start typing and press Enter to search