Estar por cá não é um acaso, é uma escolha e o que nos une é sobretudo a nossa visão, ainda que principiante; é a nossa sede e vontade de exploração de novas soluções que impulsionem e complementem o bem estar geral. E queremos sublinhar bem este ultimo termo, porque não engloba só a nossa ínfima existência, não se cinge ao caráter efémero humano, mas a todo o conjunto de relações e condições que tornaram o nosso percurso, e o de todas as espécies de vida ou matéria, possível, tal e qual as reconhecemos.

Estamos motivados por essa sede, pela nossa mas, sobretudo, pela tua.

Partilhar a comunidade de aprendizagem é, essencialmente, estabelecer uma relação dinâmica flexível, mas determinada; intimista, mas respeitosa.

Alguns dos facilitadores que constituem esta equipa, já passaram pela tua experiência, hesitaram e vaguearam pela plataforma, com as mesmas dúvidas e inibições, descobriram nela uma imensa liberdade e potencial de crescimento. Mas à medida que esta relação for amadurecendo, terás a percepção, enquanto estudante, que a tua palavra é fundamental no crescimento comum e que podes participar ativamente, ajudar a polir as arestas, no final, o teu reflexo será sempre sublinhado.

O nosso objetivo, enquanto facilitadores, é coordenar e incentivar o aprofundamento das matérias que escolheste e direcionar-te para uma dinâmica interdisciplinar, onde possas construir a tua própria rede de interesses e intercepcioná-la com os teus conhecimentos latentes. É extremamente importante que percebas que cada um reserva um enorme potencial útil para o crescimento de outros. Assim, a tua história, irrepetível, é também uma lição, um aglomerado de saberes que por aqui muito valorizamos. Usa-a de forma distinta, como a experiência que é, e dá-lhe o crédito, atenção e respeito que merece, como parte intrínseca e condutora da tua vida, com responsabilidade, porque é um potencial de influência para com quem te cruzas.

Nós, facilitadores, estaremos total e imparcialmente disponíveis e acompanharemos a tua integração, interatividade, cooperação e conexão com os residentes desta plataforma. Intuitivamente, perceberás que todos, sem excepção, têm objetivos comuns que quando “discutidos” e partilhados são uma mais valia ao crescimento geral e até, quem sabe, uma nova força criativa que auxilie a materialização de metas comuns.

Prepara-te para que, ao longo de todo o processo de aprendizagem, sejas desafiado a desafiar-te, a ires mais fundo em ti e redescobrires o que já havias esquecido, ou identificares o que nunca tinhas percebido. Acreditamos que todas as ideias são válidas, todas as perspetivas são legitimas, quando originadas nos valores construtivos e que todos foram dotados de criatividade, mas a expressam, felizmente, de maneiras distintas. Portanto, no Campus, não existem limites artísticos, filosóficos, ou de qualquer âmbito, tencionamos estimular-te na construção de um raciocínio próprio e auto-crítico.

Nós, facilitadores, seremos o eixo da tua experiência, vamos sustenta-la com os nossos alicerces e, porque não somos imunes, por vezes teremos de os abalar. Não somos detentores de saberes absolutos, mas sim integrados, pretendemos guiar e auxiliar a tua evolução pessoal e nunca incutir-te um raciocínio inerte e mecanicista. E enquanto facilitadores, também esperamos ansiosamente que nos desafies, que nos coloques em cheque e nos relembres de questionarmo-nos a nós mesmos e a ti em simultâneo. Sim, porque a solução, por vezes, não é mais do que uma questão bilateral.

É bom receber-te e acompanhar-te.

Sê muito bem vinda/o

Gratos pela possibilidade de crescimento mútuo e até já.

Texto: Maria Martins