Permacultura – A proteção da Terra é um dever sagrado.

 In Permacultura

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos os seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com os seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.

“Permacultura significa ‘cultura permanente’ e trata de planear habitats humanos sustentáveis. É uma filosofia e uma abordagem ao uso do solo que interliga clima, plantas, animais, ciclos de nutrientes, solo, gestão da água e necessidades humanas em comunidades produtivas e eficientes.” Rob Hopkins.

O princípio básico da Permacultura é: trabalhar “com” e “a favor de” e não “contra a natureza”. Os sistemas desenvolvidos segundo as técnicas da Permacultura são desenvolvidos para durar tanto quanto seja possível, com o mínimo de intervenção. Os sistemas são tipicamente energizados com a luz do sol, os ventos, e/ou as águas, produzindo energia suficiente para as suas próprias necessidades.

As éticas da Permacultura definem a sua essência:

  • Cuidar da Terra;
  • Cuidar das Pessoas;
  • Repartir o excedente e estabelecer limites a produção e ao consumo.

Descobre o nosso percurso de aprendizagem de “Introdução à Permacultura”. Este percurso aborda a história, a ética, os princípios e as estratégias da Permacultura. Incluindo o contexto urbano. Saber mais e inscrições aqui.

Comments

comments

Recent Posts
0

Start typing and press Enter to search